quinta-feira, 21 de junho de 2012


                  Arte com lata de refrigerante! Muitas idéias!


Animais de latinha de refrigerante:




Botton para roupa ou broche -  fundo de latinha forrado com tecido:




Personagens para contação de histórias feitos com latinha de refrigerante:



Como fazer chaveiro de fundo de lata de refrigerante:


Papai Noel com latinha de refrigerante:


Pingentes com latinha:




Panelinhas de brinquedo com latinha:


Cinzeiro ou porta-velas com latinhas de refrigerante:





Como fazer anéis de lata de alumínio:


Castiçal de latinha:



Flores com lata de refrigerante:






Guirlanda enfeitada com flores de latinha:


Porta-chaves enfeitado com flores de latinha:


Porta-lápis de lata de refrigerante:


Quadro com flores de lata:



Animais com o fundo da lata de refrigerante pintada:


Meios de Transporte feitos com latinha de refrigerante:











Passo a passo como fazer bolsa com lacre de latinhas de refrigerante:


Borboletas de lacre de latinha: serve como ímã ou enfeite etc.



Painel ou cortininha todo de estrelas recortadas na latinha:






Borboleta e flor recortadas na latinha com molde servem para diversos fins artesanais:


Você tem alguma foto de idéia com latinha?
Envie-nos!
espacoeducarliza@yahoo.com.br

Moldes de Bandeirinhas


 BANDEIRINHAS

     E como toda Festa Junina que se preza precisa ter muitas bandeirinhas, aqui estão alguns moldes para auxiliar na confecção. Elas podem ser coloridas, enfeitadas, feitas com páginas de revista, com jornal, o importante é que a criançada se divirta fazendo as bandeirinhas!

Alguns moldes: Clique para ampliar.






    E agora, que tal uma aula do Chico Bento ensinando a fazer bandeirinhas? Fonte: Manual do Chico Bento.

Você vai precisar de:

  • papel de seda




  • barbante




  • cola





  • Dobre uma folha de papel de seda ao meio três vezes (desenho 1).
    Dobre novamente, mas no sentido vertical. Corte o papel na diagonal, partindo do meio da dobra até a ponta do papel (desenho 2).
    Com a folha ainda dobrada, recorte toda a volta da bandeirinha e também do triângulo que saiu do papel (desenho 3).
    Abra as bandeirinhas e cole-as num barbante. Entre elas, cole os triângulos (desenho 4). 


    Alguns quitutes e bebidas das festas juninas

     

    Das festas religiosas brasileiras de tradição européia, aquelas que mais se caracterizam por apresentar quitutes e bebidas típicas, são as dos mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, especialmente as duas primeiras.
    Esta verificação nos levou a realizar pesquisas, no sentido de comprovar, com documentário autêntico, o que se come e se bebe, ainda nos dias de hoje, por ocasião dessas festas, em diferentes regiões do estado de São Paulo.
    Concluímos, então, que a nossa tradição manda que se sirva, nas festas juninas, certos pratos típicos, salgados e doces, como por exemplo: leitão, frango cheio, bolinhos de carne, arroz-doce, canjica, mandioca em calda, bolo de fubá, de milho, broa de milho, doce de batata-doce, de abóbora, de cidra com rapadura (“furundum”), de mamão em pedaços, pão de cará, pão-de-ló cortado, paçoca, pé-de-moleque, batata-doce, mandioca e cará assados, amendoim torrado, pipoca. As bebidas acompanhantes são: “rosa-sol”, “roxo-forte”, “cabreúva”, licor de aniz, quentão, além da pinga pura e do café.
    Do nosso material a título de curiosidade, divulgaremos aqui algumas das receitas desses quitutes e bebidas juninas, que se seguem:
    Quitutes
    Bolo de fubáPonha numa panela meio quilo de fubá mimoso, juntando meio litro de leite cru, açúcar a gosto e uma colher de banha. Misture bem e leve ao fogo mexendo até formar um angu bem grosso. Retire do fogo e coloque numa tigela. Acrescente quatro ovos, sal, erva-doce, fermento e mais um pouco de leite. Bata bem e leve para assar em forno quente. Forma untada.
    Broa de fubá
    Leve meia garrafa de leite ao fogo e quando levantar fervura ponha fubá mimoso, mexendo sempre até ficar um angu. Deixe esfriar. Junte uma colher de banha e uma de manteiga, sal, uma xícara de açúcar e quatro ovos. Amasse bem. Em mesa polvilhada, com fubá, enrole a massa fazendo as broas. Leve num tabuleiro para assar em forno regular.
    Doce de cidra (furundum ou furrundu)

    Rale as cidras. Deixe de molho na água durante três dias, trocando-a diariamente. No quarto dia, em água nova, dê uma fervura. Coe. Em calda grossa, feita com açúcar cristal, cozinhe até dar ponto bem apurado. Pingue em tabuleiro e seque ao sol. Quando este doce de cidra é feito com açúcar mascavo ou rapadura, chama-se furundum ou furrundu.
    Pé-de-moleque

    Faça uma calda com um quilo de açúcar. Quando estiver grossa acrescente meio quilo de amendoim torrado, sem as peles e moído. Deixe ao fogo mexendo sempre até dar ponto de rapadura. Despeje num tabuleiro, deixe esfriar e corte em quadrados. Pode-se fazer com rapadura, substituindo o açúcar. Algumas usam o amendoim apenas torrado e descascado.
    Doce de abóbora seca

    A um quilo de abóbora madura, cozida e passada na peneira, ajunte um quilo de açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até que se veja, o fundo da panela. Retire do fogo, pingue em tabuleiro e leve ao sol para secar.
    Bolo de farinha de milho

    Escalde duas xícaras de farinha de milho com leite fervendo, adicione erva-doce, sal, dois ovos batidos, uma colher de banha, um pouco de açúcar e uma pitada de fermento. Misture bem e leve, em forma untada, ao fogo.
    Paçoca de amendoim
    Torre os amendoim. Tire as peles. Soque, em pilão, com um pouco de fubá e açúcar, até ficar bem pilado.
    Pipoca de milho vermelho
    Debulhe as espigas e coloque os grãos numa peneira de abanar café. Jogue salmoura por cima e fique peneirando na fogueira até arrebentar. Também pode ser feita com o chamado milho-pipoca.
     
    Bebidas
    Quentão
    Com meio quilo de açúcar e gengibre ralado, ou em pedaçinhos, faça uma calda regular, nem rala nem grossa. Quando esta estiver pronta retire do fogo e adicione um litro de pinga. Leve-a depois ao fogo até levantar fervura. Costumam fazer o quentão com açúcar queimado, juntando-lhe, além do gengibre, canela e às vezes pimenta do reino.


    Brincadeiras Juninas…

    Uma boa festa Junina não dispensa os tradicionais, correio elegante, dança da laranja, quadrilha, corrida de sacos … Para animar sua festa, leia as dicas de brincadeiras que preparamos para que a sua festa se torne a mais inesquecível de todos os tempos, escolha a sua brincadeira e bom divertimento !
    Boliche: Os pinos são feitos com latas vazias de refrigerante ou de batatas fritas, encapadas com papel colorido. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve arrastar no chão até atingir os pinos. Cada participante pode fazer três tentativas. O coordenador anota o número de pinos derrubados em cada tentativa. Vence quem derrubar mais pinos.
    Caça ao objeto: Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.
    Cadeia: Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeia-se (ou sorteia-se) um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda (mostra uma habilidade), para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa.
    Corrida do milho: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares – um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
    Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
    Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.
    Corrida do saco: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada. Nota: Para substituir o saco de pano pelo de plástico (grosso) de lixo, que é mais escorregadio, é preciso testar o local da corrida com antecedência.
    Corrida dos pés amarrados: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.
    Dança da laranja: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
    Dança das cadeiras: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
    Derruba latas: Sobre uma mesa, coloca-se latas vazias de refrigerante. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. O coordenador anota o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.
    Jogo das argolas: Enche-se com água garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas (ou pulseiras), para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.
    Jogo do bicho ou Rabo do burro: Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.
    Jogo do bigode: Desenhe numa cartolina um rosto masculino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, em cada mão, uma etiqueta autocolante de tamanho médio (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar os dois lados do bigode. Quem colocar o bigode mais próximo do local correto é o vencedor.
    Pesca da maçã: Sobre uma mesa, coloca-se uma bacia com água* e maçãs boiando. Cada participante deve colocar as mãos nas costas e inclinar-se sobre a bacia e morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde. (*De preferência, usar água filtrada)
    Correio-elegante É o serviço de entrega de bilhetes durante a festa. Quando não estiver entregando bilhetes, o entregador passeia pela festa, oferecendo o serviço de correio. A mensagem é escrita num cartão ou papel colorido. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Para facilitar, pode-se levar alguns cartões prontos, com quadrinhas amorosas