sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vila Cruzeiro e sua transformação





Igreja da Penha - Complexo do Alemão - fotos - mapa e história
 Igreja da Penha - Escadaria da Igreja Nossa Senhora da Penha




 Prédio do Curtume Carioca que se localizava na  Penha, Rio de Janeiro, já estava funcionando nos anos 20 e faliu em 1998.
Para quem desconhece, cortume, é o local onde se trabalha e prepara o couro, e tem uma característica, o cheiro forte é muito sentido no local em que funciona, o que era o caso da Penha.











 Essa favela surgiu no século 19 e os primeiros moradores eram escravos fugidos que ficavam no local sob a proteção de um padre abolicionista da Igreja da Penha. Até hoje as terras onde fica a favela são de propriedade da Igreja.
Hoje, o predomínio dos afro-descendentes está presente em toda parte: no samba, no futebol e até nos salões de beleza. Apesar da falta de informações mais precisas, pode-se estimar que boa parte dos 70 mil residentes de Vila Cruzeiro e Parque Proletário (segundo estimava da associação de moradores) sejam negros.
“Em finais do século 19, um certo padre Ricardo, republicano e abolicionista, capelão da irmandade da Penha, costumava abrigar em sua casa escravos fugidos das redondezas. O lugar terminou conhecido como Quilombo da Penha”, diz Alberto Barbosa (editor e fundador do jornal A voz da Penha).
Alberto conta ainda que expressões da cultura negra sempre foram fortes na Penha e em suas comunidades. “A capoeira continua sendo tradicional desde o século 19 até hoje. E um dos grupos mais fortes de Folia de Reis na cidade, que saía nos anos 50, era daqui da região, entre Vila Cruzeiro e Merindiba.
Outro fator que demonstra uma expressão da cultura negra na comunidade é a escola mirim Petizes da Penha.
Uma outra coisa que caracteriza a Vila Cruzeiro é o Campo do Ordem e Progresso, um campo de futebol que é umas das formas de lazer do local. Esse campo foi criado por volta dos anos 50 Por um morador antigo célebre chamado Sebastião Benedito. No Campo do Ordem e Progresso que surgiu o conhecido jogador de futebol Adriano Leite Ribeiro. Adriano até hoje frequenta a comunidade onde nasceu, cresceu e tem muitos amigos.1
No campo Ordem e Progresso situava o espaço Criança Esperança, com o fim, o projeto foi substituído pelo projeto IBISS.





 A popularização da palavra favela se deu após a Guerra de Canudos. Os habitantes de Canudos chamavam de favela as favas - um tipo de planta abundante que cercava o povoado.
Os soldados que voltaram após encerrado o conflito não receberam parte do pagamento e muitos de outras regiões resolveram acompanhar no pé de um morro perto do Ministério da Guerra. Esse morro hoje se chama Providência e deu origem ao que hoje chamamos favela. Os soldados chamavam de morro da favela por analogia e pelas condições precárias que muito lembrava o povoado de Canudos.
As favelas iriam ainda crescer muito após as desapropriações para a construção da Avenida Central e Presidente Vargas, mas isto é outra história.
Fotos de algumas favelas do Complexo do Alemão e hoje chamado de Complexo da Penha.
Favelas na parte da frente da Escadaria da Igreja da Penha..




Caligrafia alfabética


Caligrafia Alfabética  


























Todos os direitos do Espaço Educarhttp://espacoeducar-liza.blogspot.com.br

Alfabeto dos Animais

Alfabeto dos Animais