quinta-feira, 21 de junho de 2012


Alguns quitutes e bebidas das festas juninas

 

Das festas religiosas brasileiras de tradição européia, aquelas que mais se caracterizam por apresentar quitutes e bebidas típicas, são as dos mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, especialmente as duas primeiras.
Esta verificação nos levou a realizar pesquisas, no sentido de comprovar, com documentário autêntico, o que se come e se bebe, ainda nos dias de hoje, por ocasião dessas festas, em diferentes regiões do estado de São Paulo.
Concluímos, então, que a nossa tradição manda que se sirva, nas festas juninas, certos pratos típicos, salgados e doces, como por exemplo: leitão, frango cheio, bolinhos de carne, arroz-doce, canjica, mandioca em calda, bolo de fubá, de milho, broa de milho, doce de batata-doce, de abóbora, de cidra com rapadura (“furundum”), de mamão em pedaços, pão de cará, pão-de-ló cortado, paçoca, pé-de-moleque, batata-doce, mandioca e cará assados, amendoim torrado, pipoca. As bebidas acompanhantes são: “rosa-sol”, “roxo-forte”, “cabreúva”, licor de aniz, quentão, além da pinga pura e do café.
Do nosso material a título de curiosidade, divulgaremos aqui algumas das receitas desses quitutes e bebidas juninas, que se seguem:
Quitutes
Bolo de fubáPonha numa panela meio quilo de fubá mimoso, juntando meio litro de leite cru, açúcar a gosto e uma colher de banha. Misture bem e leve ao fogo mexendo até formar um angu bem grosso. Retire do fogo e coloque numa tigela. Acrescente quatro ovos, sal, erva-doce, fermento e mais um pouco de leite. Bata bem e leve para assar em forno quente. Forma untada.
Broa de fubá
Leve meia garrafa de leite ao fogo e quando levantar fervura ponha fubá mimoso, mexendo sempre até ficar um angu. Deixe esfriar. Junte uma colher de banha e uma de manteiga, sal, uma xícara de açúcar e quatro ovos. Amasse bem. Em mesa polvilhada, com fubá, enrole a massa fazendo as broas. Leve num tabuleiro para assar em forno regular.
Doce de cidra (furundum ou furrundu)

Rale as cidras. Deixe de molho na água durante três dias, trocando-a diariamente. No quarto dia, em água nova, dê uma fervura. Coe. Em calda grossa, feita com açúcar cristal, cozinhe até dar ponto bem apurado. Pingue em tabuleiro e seque ao sol. Quando este doce de cidra é feito com açúcar mascavo ou rapadura, chama-se furundum ou furrundu.
Pé-de-moleque

Faça uma calda com um quilo de açúcar. Quando estiver grossa acrescente meio quilo de amendoim torrado, sem as peles e moído. Deixe ao fogo mexendo sempre até dar ponto de rapadura. Despeje num tabuleiro, deixe esfriar e corte em quadrados. Pode-se fazer com rapadura, substituindo o açúcar. Algumas usam o amendoim apenas torrado e descascado.
Doce de abóbora seca

A um quilo de abóbora madura, cozida e passada na peneira, ajunte um quilo de açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até que se veja, o fundo da panela. Retire do fogo, pingue em tabuleiro e leve ao sol para secar.
Bolo de farinha de milho

Escalde duas xícaras de farinha de milho com leite fervendo, adicione erva-doce, sal, dois ovos batidos, uma colher de banha, um pouco de açúcar e uma pitada de fermento. Misture bem e leve, em forma untada, ao fogo.
Paçoca de amendoim
Torre os amendoim. Tire as peles. Soque, em pilão, com um pouco de fubá e açúcar, até ficar bem pilado.
Pipoca de milho vermelho
Debulhe as espigas e coloque os grãos numa peneira de abanar café. Jogue salmoura por cima e fique peneirando na fogueira até arrebentar. Também pode ser feita com o chamado milho-pipoca.
 
Bebidas
Quentão
Com meio quilo de açúcar e gengibre ralado, ou em pedaçinhos, faça uma calda regular, nem rala nem grossa. Quando esta estiver pronta retire do fogo e adicione um litro de pinga. Leve-a depois ao fogo até levantar fervura. Costumam fazer o quentão com açúcar queimado, juntando-lhe, além do gengibre, canela e às vezes pimenta do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário